Pelo desenvolvimento do setor varejista

O Brasil vive uma situação extremamente preocupante. O déficit dos governos federal, estadual e municipal é imenso e instaura uma crise que afeta todos os setores da economia. Com o varejo não seria diferente. Fomos impactados pelos efeitos da crise e, diante de tal situação, o difícil é saber quando retomaremos as rédeas dos nossos caixas.

Entretanto, em meio às incertezas, o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) mostra que o setor varejista está no rumo certo. Criado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto visa fortalecer o desenvolvimento do setor em todas as regiões do Brasil. Em mais uma fase do programa, o Estado do Rio de Janeiro recebeu pela segunda vez um seminário do PNDV no mês de maio.

Com o entendimento do setor varejista como vitrine de transformações na vida do consumidor e do trabalhador, o PNDV representa um alinhamento entre os setores públicos e privados, uma vez que propõe uma estruturação das demandas do varejo na agenda governamental.

Como presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, aproveito a oportunidade para agradecer a atuação das CDLs do Estado no PNDV. Nossa ativa participação não mostrou apenas a força e a união dessa classe, mas, também, transformou o momento em mais uma oportunidade para levantar questões relevantes que ajudarão a elaborar propostas de políticas públicas para o nosso crescimento.

Ressalto que os pequenos negócios são peças fundamentais na economia local. Por possuir tantas propostas voltadas para o crescimento sustentável do comércio, por meio da melhoria do ambiente de negócios, o PNDV se transforma em um grande aliado, uma vez que abre espaço junto ao poder público para que o setor do comércio possa continuar contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro.
Certamente, em meio às interrogações vividas no cenário brasileiro atual, ações como as propostas pelo PNDV têm grande importância para germinar um esforço coletivo e simultâneo capaz de fortalecer e organizar as lideranças.

Marcelo Mérida
Presidente da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro e diretor da Confederação Nacional dos Lojistas